sexta-feira, 27 de junho de 2014

Azaleias

Delicada e versátil, a azaleia pode ser cultivada em vasos, maciços e cercas vivas. Originárias da China, a flor está entre uma das preferidas pelos brasileiros, já que se adaptou muito bem ao nosso clima. 
A melhor época para realizar o plantio da azaleia é o outono . Em primeiro lugar, deve-se escolher um local que receba pelo menos quatro horas de sol por dia. A espécie adapta-se bem a qualquer tipo de solo, porém, para que ela produza uma florada exuberante, o solo precisa ser fértil, ácido, profundo e com boa drenagem.
Após o florescimento da azaleia, que ocorre no inverno, recomenda-se fazer a poda da espécie. 
Faça, ainda, a poda de limpeza, retirando flores murchas e folhas amareladas . Retire os galhos em excesso e elimine as pontas dos galhos que floresceram.
Mas como cuidar da azaleia em casa:
manter o vaso em lugar fresco e claro
Manter a terra do vaso bem úmida, sem deixar acumular água sobre o prato.
Mergulhar o vaso em um balde com água morna uma vez por semana.
Eliminar flores murchas, para evitar doenças e forçar a abertura dos demais botões florais.
Adubar uma vez por mês.
Após a florada, tirar a muda do vaso e plantar no jardim, em local fresco e claro.





Então quem sabe você não se anima a comprar um vaso bem bonito de azaleia para alegrar sua casa, ou uma versão ainda mais charmosa como um bonsai de azaleia?!!!






Um grande abraço!!!

Fernanda.



2 comentários:

  1. Estou construindo uma cada com quintal....meu sonho e cultivar azaleias variadas em vasos grandes e largos...espero que eslas também me aceitem e fiquem lindas lá...bjs amei seu blog.

    ResponderExcluir
  2. mInha azaléia está com as estacas amarronzadas, e está tomando metade da minha planta. Não sei o que fazer, já replantei, usei adubo orgânico e terra, já podei uma parte que estava toda tomada, sempre coloco ela no sol, não sei o que fazer.
    Por favor, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir